Associação critica “retirada de material a Guardas-Nocturnos”

“Pelos vistos um novo Director Nacional na PSP, já começa a trazer mudanças. Alguns Guardas-Nocturnos de Lisboa estão a ser contactados pelas esquadras da PSP para entregarem o cassetete, cinturão e pala de suporte. A medida já não é nova, é a terceira vez . Primeiro em 2009, depois em 2011 e agora em 2012”, critica a ASPGN-Associação Sócio-Profissional dos Guardas-Nocturnos, através de nota de imprensa, que transcrevemos:


“O equipamento era entregue ao abrigo da Portaria 394/99, que nunca foi revogado e que prevê igualmente a entrega da arma de fogo diariamente aos Guardas-Nocturnos.
O País precisa de segurança mas os meios escasseiam, resta aos Guardas-Nocturnos visados adquirirem o respectivo equipamento, para todas as noites prestarem um serviço de segurança pública, sem custas para o erário público.
Os Guardas-Nocturnos andavam armados e equipados pelo Estado desde o inicio do Secúlo XX, sendo que actualmente tem que comprar todo esse equipamento, existindo Guardas-Nocturnos á mais de 6 meses á espera de frequentar o Curso de Formação Técnica e Civica para Portadores de Armas de Fogo, para poderem assim tratar das licenças de uso e porte de arma e posterior compra de arma, sendo assim forçados a andar desarmados em serviço.
Estas preocupações já foram comunicadas ao Ministério da Administração Interna, numa reunião tida em Novembro com o  Secretário de Estado da Administração Interna Filipe Lobo Dávila”, conclui o documento da ASPGN.

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe um comentário