TAVIRA A ARDER

Com quatro frentes ativas o fogo não dá tréguas ás forças de Bombeiros, Proteção Civil, Exército, GNR e PSP que estão  envolvidas há mais de 24 horas em vários locais do Concelho de Tavira.

O comandante Distrital da Proteção Civil, Abel Gomes, já admitiu que não está “nada fácil” controlar os diversos incêndios que, ajudados pelo vento variável que se continua a fazer sentir, continuam a lavrar em diversas localidades como Cachoupo, Monte dos Currais, Abrunheira, Feiteira e Seixo, entre outras.

Ativado o alerta laranja, foi necessário pedir ajuda a Espanha, que já disponibilizou um avião de combate a incêndios, uma aeronave que se junta aos quatro meios aéreos portugueses que combatem os incêndios.

O presidente da autarquia tavirense, Jorge Botelho, tem acompanhado em permanência o evoluir dos acontecimentos e, além dos meios municipais já disponibilizados para o apoio a Bombeiros e populações, deverá avançar com o Plano Municipal de Proteção Civil.

Mato, sobreiro e pinheiro ardem incessantemente. Cerca de 350 Bombeiros de várias localidades do Algarve e Alentejo, que devem ser reforçados com meios humanos e materiais de Lisboa e Setúbal, trabalham de forma extenuante para combater e extinguir chamas de aspeto dantesco.

A situação está de tal forma difícil de controlar que vários habitantes já tiveram de ser evacuados das suas residências para serem realojados, embora algumas teimem em permanecer no local para tentarem salvar o que puderem dos seus haveres.

Em desespero, empunhando baldes e pequenas mangueiras, os populares ajudam como podem os soldados da paz, também preocupados com a defesa do parque eólico construído na serra tavirense.

ML

fotos Algarve Press

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s