RUGBY CLUBE DE LOULÉ ASSINALA 30 ANOS DE EXISTÊNCIA

No próximo sábado, dia 28 de julho, a partir das 20h00, no Anfiteatro António Aleixo, Parque Municipal de Loulé, o Rugby Clube de Loulé irá celebrar o seu 30º Aniversário, em simultâneo com a Festa Convívio Final de Época. Para assinalar o momento, terá lugar um jantar, com animação variada e a entrega das distinções dos vários escalões e categorias referentes à época 2011/12.

 A história do Rugby Clube de Loulé, um dos mais emblemáticos clubes do Concelho, começou no mesmo ano da “Revolução dos Cravos” (1974) quando, na sequência de uma reunião no Hotel da Penina, em Portimão, surgiram três núcleos de râguebi no distrito de Faro – Loulé, Montenegro e Portimão.

A primeira competição que contou com a presença do Núcleo de Rugby de Loulé, através de três equipas nos escalões iniciados e juvenis, decorreu em Coimbra, em finais de Fevereiro de 1975.

Na época de 1976/1977, já sob a bandeira do Louletano Desportos Clube, disputou-se o Campeonato Nacional da III Divisão – Sénior, iniciando-se uma sequência ainda hoje ininterrupta de participações de equipas de Loulé deste escalão, nos diversos campeonatos nacionais.

Na época seguinte, o clube participa no Campeonato Nacional da II Divisão, para em 1978/79 atingir o Campeonato Nacional da I Divisão.

Remontam, também, aos anos de 1978 e 1979, as primeiras internacionalizações da equipa, através das participações nas duas primeiras edições do Torneio Mediterrânico, defrontando as equipas de Gibraltar e de Tânger.

Mas só em 29 de Junho de 1982 nascia o Rugby Clube de Loulé. A primeira partida internacional opôs o R.C.L. ao Hereford R.F.C. de Inglaterra. (13 de Fevereiro de 1983).

Ao longo da sua história foi homenageado pela Federação Portuguesa de Rugby com o Prémio Fair Play (1998/99 e 2002/2003)

Passados 30 anos, o clube participa nos diversos torneios e campeonatos organizados a nível nacional, nos variados escalões, dos Bambis aos Seniores, passando pelas competições femininas. Tem cerca de 300 sócios e um futuro ainda por conquistar.

É uma referência no desporto algarvio e tem sido o grande promotor do râguebi no Sul do país.

 

 

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s