PCP questiona Governo sobre a falta de condições materiais e humanas no Agrupamento de Escolas de Almancil

Uma delegação do PCP visitou na passada segunda-feira, dia 24 de fevereiro, o Agrupamento de Escolas de Almancil, podendo constatar a “existência de diversos problemas: A escola-sede do Agrupamento (EB 2,3 Dr. António de Sousa Agostinho) encontra-se sobrelotada em resultado de um acentuado crescimento do número de alunos (que quase duplicou nos últimos anos letivos). Apesar desta circunstância e do facto de os edifícios da escola estarem bastante envelhecidos, não estão previstas obras de expansão e de remodelação. Acresce ainda que a cobertura dos telheiros na escola-sede é de fibrocimento, contendo amianto. Nos anos letivos de 2011/2012 e 2012/2013 terão sido realizadas medições da quantidade de fibras respiráveis de amianto em suspensão no ar, sem que, contudo, sejam conhecidos os resultados dessas medições”, critica o PCP.

 Imagem

“Também na EB1 n.º 1 de Almancil, pertencente ao mesmo agrupamento, os telhados são de fibrocimento, contendo amianto. Não há indicações que nesta escola tenham sido realizadas medições da quantidade de fibras respiráveis de amianto em suspensão no ar. A presença de fibras de amianto em materiais de construção constitui um grave problema de saúde pública, já que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, a inalação continuada destas fibras pode originar doenças graves, incluindo o cancro de pulmão. Assim, impõe-se, por parte do Ministério da Educação e Ciência, uma ação decisiva no sentido de proceder à remoção do amianto presente nos materiais das escolas.

Aliás, a Lei n.º 2/2011, de 9 de fevereiro, que estabelece “procedimentos e objetivos com vista à remoção de produtos que contenham fibras de amianto na construção ou requalificação de edifícios, instalações e equipamentos públicos”, determina que cabe ao Governo efetuar o levantamento de edifícios, instalações e equipamentos públicos com amianto, tornar pública a listagem que resultar deste levantamento e elaborar um plano calendarizado quanto à monitorização regular a efetuar e às ações corretivas a aplicar, incluindo a remoção do amianto. As entidades que gerem os edifícios, instalações e equipamentos públicos com amianto devem informar os utilizadores da existência de amianto e da previsão do prazo de remoção desse material.

Contudo, desde a entrada em vigor da Lei n.º 2/2011, não se conhece qualquer processo de concretização deste diploma legal, nem do anterior Governo do PS nem do atual Governo do PSD/CDS.

O Agrupamento de Escolas de Almancil dispõe apenas de um psicólogo a meio tempo, o que é manifestamente insuficiente, já que o Agrupamento tem 1.500 alunos, incluindo 55 alunos com necessidades educativas especiais. Num contexto de profunda crise económica e social, o papel dos psicólogos escolares assume importância redobrada, nomeadamente, nos projetos de combate ao abandono e insucesso escolares e no acompanhamento das crianças/jovens com necessidades educativas especiais. Vários indicadores nacionais e internacionais apontam para a adequação do rácio de um psicólogo para 500 a 1000 alunos; no Agrupamento de Escolas de Almancil este rácio é de um para 3.000!

Assim, o Grupo Parlamentar do PCP questionou o Ministério da Educação e Ciência sobre a realização de obras de expansão e remodelação na Escola Básica 2,3 Dr. António de Sousa Agostinho, em Almancil; sobre a monitorização e remoção do amianto da EB 2,3 Dr. António de Sousa Agostinho e da EB1 n.º 1 de Almancil; e sobre a contratação efetiva de um psicólogo a tempo inteiro para o Agrupamento de Escolas de Almancil”, conclui o PCP.

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s