Banda Filarmónica 1º de Dezembro de Moncarapacho comemora 150 anos

A Banda Filarmónica 1°de Dezembro de Moncarapacho, fundada em 1862, é uma das mais antigas do Algarve.

Contando com mais de um século de existência, esta Banda Filarmónica surgiu da fusão de duas bandas que existiam em Moncarapacho, sendo uma pertença do Pároco da freguesia e a outra de um abastado proprietário que residia nos arredores da Aldeia. Não tinham a dimensão que esta tem hoje, mas a suficiente para quando esgotado o reportório, entrarem em despique, facto que frequentemente conduzia a acesas discussões, terminando na maioria dos casos em agressão física.

Em 1862 chegando a esta paróquia novo pároco de nome padre Simas, e apercebendo-se que havia divergências entre as duas bandas reuniu os músicos e juntou-os para formarem uma só banda de que ele foi maestro.

Ao longo dos tempos esta Banda Filarmónica teve os seus altos e baixos, e em meados de 1943, devido a uma situação de conflito que se gerou entre os Presidentes da Direcção da Banda e Direcção da Casa do Povo, tendo este último encerrado os instrumentos a “sete chaves”, impedindo a Banda de actuar, tendo sido forçada a fazer um interregno de cerca de 15 anos, período durante o qual vinham bandas de fora da localidade, efectuar os serviços, o que não agradava aos músicos da terra.

Mas os músicos foram persistentes, sempre lutando para conseguir reactivar a banda e num esforço constante conseguiram concretizar os seus intentos e no dia 1 de Dezembro de1958, abanda sai à rua, sendo recebida com calorosos aplausos e lágrimas, pela população.

A Banda tem actuado por todo o País e em Espanha, tendo participado em 1940, na Grande Exposição do mundo Português, e em 1960, no 1° Concurso Nacional de Bandas Civis.

Mais recentemente tem participado em diversos festivais por todo o país e realizado diversos festivais em Moncarapacho e Olhão.

A 28 de Julho de2006 aBanda foi reestruturada tendo sido constituída Associação Cultural sem fins lucrativos através de escritura pública. Foram realizadas eleições para os novos corpos sociais a 23 de Fevereiro de 2006, continua no entanto sem uma sede própria, funcionando numas instalações exíguas cedidas pela Casa do Povo, o que causa bastantes dificuldades para continuar com o ensino da música e a sua expansão, criando outros grupos musicais.

No dia 16 de Junho de 2012, foi agraciada com a medalha de mérito, grau ouro, pelo Município de Olhão como reconhecimento pelas actividades desenvolvidas no campo cultural ao longo de 150 anos.

A Banda conta actualmente com uma Escola de Musica com vários professores habilitados, sendo frequentada por mais de 25 alunos.

Neste momento a filarmónica é composta por cerca de 40 elementos, sendo na sua maioria jovens. 

Próximas atuações  integradas nas comemorações dos 150 anos (1861 – 2012)

02 de agosto, às 22:00 horas, encontro de bandas na Feira de Artesanato ( FARM ), em Moncarapacho.  11 de agosto, às 22:00 horas, encontro de bandas na zona ribeirinha da Fuseta.  01 de dezembro, Concerto no Auditório Municipal de Olhão pela Big Band do Algarve e Banda Filamónica 1º de Dezembro de Moncarapacho
 

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s