Campeonato do Mundo FIA GT1 no Algarve – Quem sairá vencedor de Portimão?

O Campeonato do Mundo FIA GT1 integra o calendário desportivo do Autódromo Internacional do Algarve pelo terceiro ano consecutivo. De 6 a 8 de Julho disputa-se a quinta ronda da temporada e predomina a dúvida de quem sairá vencedor. As quatros jornadas inaugurais viram subir ao lugar mais alto do pódio três marcas distintas. Resta agora saber quem dominará as duas corridas de Portimão. A juntar ao FIA GT1 vai estar, à semelhança de anos anteriores, o Europeu de GT3. Mas não só, o Troféu Ibérico de Resistência e o Racing Weekend que integra o Campeonato de Portugal de Circuitos | Iberian Supercars Trophy, os Campeonatos de Portugal de Clássicos e Clássicos 1300 e os Single Seaters. Um total de 13 corridas vão aquecer os ânimos em pista, mas fora dela, há um sem números de outras iniciativas programadas e que ninguém deverá perder.

Campeonato do Mundo FIA GT1

Quatro construtores diferentes dominaram as quatro primeiras corridas do FIA GT1, o que revela bem, a competitividade deste Campeonato que coloca em pista carros tão variados como: Aston Martin DBRS9,  Audi R8, BMW Z4, Ferrari 458 Itália, Ford GT, Lamborghini Gallardo LP600, McLaren MP4-12C, Mercedes SLS AMG e Porsche 911 GT3 R.

A jornada inaugural em Nogaro, França, viu a equipa belga da Audi Club Team WRT com Stephane Ortelli e Laurens Vanthoor conseguir subir por duas vezes ao lugar mais alto do pódio.

Na segunda jornada em Zolder na Bélgica foi a vez da Porsche ditar as regras. O duo da  Exim Bank Team China Porsche, Matt Halliday e Mike Parisy teve um desempenho ímpar e arrecadaram a vitória na Championship Race. A Qualifying Race foi ganha pela equipa Vita4One BMW com Yelmer Buurman e Michael Bartels. Em Navarra, Espanha onde decorreu a terceira etapa do Campeonato, a McLaren que tinha sofrido com problemas eletrónicos nas duas primeiras rondas conseguiu finalmente ultrapassar os infortúnios: Fred Makowiecki e Stef Dusseldorp da Hexis Racing McLaren MP4-12C arrecadaram a vitórias nas duas provas do fim de semana. Na última jornada na Eslováquia foi a vez da BMW cantar vitória: Bartels e Buurman levaram o BMW Z4 da Vita4One à vitória na Championship Race e Vilander e Salaquarda da AF Corse Ferrari venceu a Qualifying Race. Na frente do Campeonato de Pilotos estão Bartels e Buurman e no Campeonato por Equipas está a ALL-INKL.COM Münnich Motorsport Mercedes que apesar de ainda não ter bisado tem marcado pontos em todas as corridas.

Mas para os portugueses há ainda outro ponto forte: Álvaro Parente disputa o mundial no McLaren MP4-12C da Hexis Racing com Gregoire Demoustier e já mostrou todo o seu talento, ao conseguir em Navarra subir ao segundo lugar do pódio na Qualifying Race. Soma ainda mais dois quartos lugares e ocupa a nona posição no Campeonato. O piloto português vai com certeza querer brilhar perante o seu público.

Assim, é de esperar que no Algarve a sede de vitória seja enorme. Para uns para conseguirem chegar ao tão desejado primeiro lugar do pódio pela primeira vez este ano e para outros para consolidarem a posição.

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s