Autarquia presta Homenagem a autarcas

No dia em que se assinalou o 15.º aniversário da Freguesia de Montenegro, a Câmara Municipal de Faro prestou homenagem a dois ilustres cidadãos com fortes ligações àquela freguesia.

A homenagem constou do descerramento de placas toponímicas como forma de agradecimento a Renato Manuel Soares e a Florival Miguel, tendo este ato simbólico contado com a presença de familiares, amigos e representantes da autarquia, da junta de freguesia e da Comissão de Toponímia de Faro. Renato Manuel Soares (1920 – 2004) foi um filho da terra, sempre viveu em Montenegro e o seu trabalho foi sempre em prol da melhoria das condições de vida da comunidade.

Profissionalmente foi funcionário da CP, mas era muito mais que isso: foi Presidente da Direção do Clube Desportivo de Montenegro e conseguiu grandes melhorias nas instalações e dinamizou diversos eventos culturais e desportivos que ainda hoje marcam a freguesia.

Notabilizou-se também como autarca e, após o 25 de Abril foi Presidente da Junta de Freguesia de São Pedro e teve a honra de pertencer a várias comissões de Gestão da Feira de Santa Iria e do Carmo.

O seu esforço e persistência deu frutos tendo conseguido melhorias na rede de águas e na rede de esgotos bem como a pavimentação de vários troços de estrada na freguesia onde foi Presidente.

Florival do Patrocínio Miguel (1934 – 2011) é também natural da freguesia de Montenegro e exerceu várias atividades profissionais sempre com dinamismo e dedicação. Com o 25 de Abril alarga a sua participação na política local e sindical. Foi o responsável pela criação da primeira Comissão de Moradores que lutou por questões básicas (saneamento, eletricidade, melhoramento de caminhos, entre outros).

De 1983 a 1985 fez parte do Conselho Municipal de Faro, e foi membro da Junta de Freguesia de São Pedro de 25/01/1986 a 08/01/1991 e posteriormente membro da Assembleia daquela freguesia de 03/01/1994 a 08/01/1998. A sua atividade na área da política continuou e foi ainda membro da Comissão Instaladora da Freguesia de Montenegro tendo depois sido eleito membro da Assembleia de Freguesia de Montenegro de 19/02/1998 a 10/01/2002.

A sua persistência permitiu a criação do Centro Médico de Montenegro, antiga reivindicação da população. Tirou o Curso de Teatro Amador e dirigiu o 1.º Grupo de Teatro Amador de Montenegro durante 10 anos.

Também deu contributos na área da escrita tendo sido cronista no jornal de Montenegro “O Águia” e autor do livro “Tempo do meu tempo”.

O Clube Desportivo de Montenegro contou com Florival Miguel na sua direção por um período de 40 anos tendo contribuído durante esse período na dinamização das diversas atividades que foram crescendo com o clube.

A Câmara Municipal de Faro orgulha-se dos seus munícipes e esta é uma singela mas justa homenagem e esses homens e mulheres que contribuíram para o crescimento de Faro como concelho.

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s