MUNICÍPIO CELEBROU DIA MUNDIAL DO AMBIENTE COM ESCOLAS DE ALBUFEIRA

Para assinalar o Dia Mundial do Ambiente, o Município voltou a realizar um evento direcionado à comunidade escolar, composto por palestras, mostra de atividades de educação ambiental, teatro escolar, e cerimónia de entrega de prémios aos estabelecimentos de ensino.
O Auditório Municipal de Albufeira acolheu, no passado dia 5 de junho, as comemorações do Dia Mundial do Ambiente.
Na sessão de abertura do evento, José Carlos Rolo, vice-presidente da Câmara Municipal, salientou a importância do trabalho desenvolvido pela Autarquia na promoção da educação ambiental junto da comunidade, especialmente dos jovens e crianças. “Procuramos sensibilizar as crianças, desde cedo, para as questões ambientais através do seu envolvimento em atividades lúdico pedagógicas. A simbiose entre educação e ambiente é fundamental para a formação dos mais novos”, referiu.

“Consumo Sustentável” foi a palestra escolhida para dar início ao programa. Técnicas do Município abordaram as temáticas do Consumo Sustentável, Reciclagem, entre outras, expondo alguns casos práticos e interagindo com o público.

No final da intervenção, os alunos do 7.º ano da EB 2,3 Dr. Francisco Cabrita apresentaram a peça “Teatro na Floresta”. Trata-se da peça vencedora do projeto/ concurso homónimo, que contou ainda com a participação da EB 2,3 de Ferreiras com a peça “A Natureza não se contraria”.

A música também fez parte do evento, com os alunos a interpretarem os diversos temas a concurso na atividade “Ambiente Musical de Albufeira”. Os estudantes do 6.º ano da EB 2,3 Dr. Francisco Cabrita foram distinguidos com o prémio de Melhor Canção com a música “Cidade Brilhante”.

Este ano, a Mostra de Atividades incluiu um Desfile de Moda realizado a partir de materiais reciclados. Os alunos do Clube de Artes da EB 2,3 de Ferreiras criaram UM NATAL MAIS ECOLÓGICO EM ALBUFEIRA. Melhores trabalhos de expressão plástica I “Renas de Natal” Sala 5 do JI da Correeira I “Fábrica dos Brinquedos”.

Projeto Educação da EB1 da Correeira I “Natal debaixo de Água” 5.º C da EB 2,3 Martim Fernandes I “O Nosso Presépio” 8.º E da EBS de Albufeira I “Pai Natal Ecológico”- 10.º B da Escola Secundária de Albufeira I “Cortina de Natal”- Centro Comunitário de Paderne .TEATRO NA FLORESTA Melhor Guião e Melhor Peça em Palco I “Teatro na Floresta” 7.º D da EB 2,3 Dr. Francisco Cabrita.

                                                                       TRABALHOS PREMIADOS
Um guarda-roupa para a passagem de modelos intitulada “Moda Reciclada”. Foi, no entanto, o projeto Mais Educação “Horta Pedagógica- Escola Embelezada”, desenvolvido pelas crianças da EB1 da Correeira, que se destacou entre os restantes concorrentes:

Centro Paroquial de Paderne com a música “Reciclando Cantando”; Turma do 4.º C da EB1 de Caliços com a canção “A Casa de Todos Nós”; e os alunos da Sala 3 do Jardim de Infância de Vale Serves com a música “Hino Eco-Escola”.

A encerrar o evento, a Autarquia procedeu à entrega de prémios aos estabelecimentos de ensino distinguidos nas diferentes atividades de educação ambiental. Os melhores trabalhos no âmbito dos projetos “Um Natal mais Ecológico em Albufeira”, “O Teatro na Floresta”, “Ambiente Musical de Albufeira”, “Saúde e Segurança na Praia” e “Mostra de Atividades” receberam prémios monetários no valor de 100,00 Euros, oferecidos pela Caixa de Crédito Agrícola, que revertem a favor das escolas. A bolsa de prémios contou ainda com o contributo das empresas Regaflor, Nestlé e do Fiesa- Festival Internacional de Esculturas na Areia.
“A qualidade ambiental de excelência da cidade de Albufeira é uma referência no panorama nacional. O Município voltou a ser distinguido como líder nacional no que respeita à atribuição de Bandeiras Azuis e de galardões ‘Qualidade de Ouro’ às águas das nossas praias, deixando-nos orgulhosos e motivados para dar continuidade ao trabalho que temos vindo a desenvolver”, destacou José Sequeira, vereador do pelouro do Ambiente da Câmara Municipal.

O autarca acrescentou que as atividades de Educação Ambiental desenvolvidas com as escolas, lares, banhistas e restante população, “contribuem para sensibilizar a comunidade para determinados temas e incentivar a uma mudança de atitude face ao meio ambiente que nos rodeia”.

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s