Três praias de Olhão exibem galardão de qualidade de ouro

O concelho de Olhão mantém as três praias com qualidade de ouro que já detinha em 2011, o que comprova a qualidade das mesmas de forma continuada. Armona Mar, Armona Ria e Fuseta Mar são as galardoadas que continuam com qualidade excecional para ir a banhos.

No início do principal período da época balnear, que teve início a 1 de junho, a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza – divulgou quais as praias portuguesas com melhor qualidade da água. Este ano, são 290 as praias com qualidade de ouro em Portugal, três delas situadas no concelho de Olhão. A região algarvia é, aliás, e como habitualmente, a que acolhe o maior número de praias com qualidade de ouro.

Para receber a classificação de praia com qualidade de ouro, uma zona balnear tem de respeitar vários critérios: qualidade da água boa nas três épocas balneares entre os anos de 2007 e 2009; qualidade da água excelente nas duas últimas épocas balneares de 2010 e 2011 e todas as análises realizadas na última época balnear (de 2011) terem sido excelentes. São obrigações difíceis de manter mas que, mais uma vez, conseguimos no concelho de Olhão, com três das quatro praias existentes.

Esta avaliação efetuada pela Quercus é mais limitada em comparação com a atribuição da Bandeira Azul, ao basear-se apenas na qualidade da água das praias, apesar de ser mais exigente neste aspeto em específico. A classificação geral das praias em termos de qualidade da água é disponibilizada pelo Instituto da Água ao abrigo da legislação nacional e comunitária (dados consultáveis através do sítio snirh.pt).

O objetivo da Quercus é realçar as praias que ao longo de vários anos (cinco, neste caso), apresentam sistematicamente boa qualidade ou qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor), e que, nesse sentido, oferecem uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água. Ficam de fora desta lista as zonas balneares com menos de cinco anos e aquelas que só mais recentemente viram resolvidos os seus problemas de poluição ou onde se tenha verificado na última época balnear uma qualquer análise de qualidade inferior a excelente.

fotos google

Anúncios

2 comentários

Filed under Uncategorized

2 responses to “Três praias de Olhão exibem galardão de qualidade de ouro

  1. jonny

    esqueceram-se foi de mostrar a lixeira que está escondida por trás das casas…

    • Não sabemos da existência de tal lixeira, mas se existe, que não duvidamos, quem a fez? não terão sido alguns dos utilizadores da ilha durante o ano ou veraneantes? Já agora, aproveitamos para pedir que nos envie(m) fotos da mesma, com referência ao local exato onde se encontra, para as publicarmos e assim incentivarmos os serviços da autarquia de Olhão a limparem o que, tudo leva a crer, foi feito por falta de civismo. Àh, já agora, para que não restem dúvidas, podem-nos enviar as fotos sob anonimato, que não ofensas a quem quer que seja, institucional ou pessoalmente, caso contrário não as publicamos. Aqui fazemos serviço público, acreditamos que será esse o seu interesse.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s