Edil albufeirense esclarece “financiamento aos munícipios”

“No âmbito das recentes notícias vindas a público e noticiadas pela comunicação social, onde abordo a questão do financiamento aos municípios, gostaria de esclarecer alguns aspetos”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Desidério Silva, através de um comunicado, que transcrevemos: 

“A minha intervenção teve como intuito reforçar a ideia de que municípios como Albufeira, onde existe uma população flutuante bastante significativa, têm um volume de investimento superior, de forma a garantir a construção e manutenção de estruturas que dêem respostas a diferentes picos populacionais. No caso concreto de Albufeira, esse pico chega a ser 10 vezes superior ao da população residente.
Este é um critério que não está previsto nas transferências do Estado para as autarquias. Nesse sentido, é lógico que o aumento da oferta turística e o consequente aumento populacional, impliquem um maior investimento público em áreas como o saneamento, as acessibilidades, a limpeza urbana, a segurança, entre tantas outras. Áreas onde a autarquia responde financeiramente na sua esmagadora maioria.

É importante que todos tenhamos a noção desta problemática, numa altura em que se fala de novas formas de financiamento do Poder Local. Por isso, considero fundamental que a especificidade que apontei e para a qual tenho vindo a chamar a atenção em variadíssimas intervenções públicas, deve ser tida em conta pelos governantes, sob pena das autarquias não poderem continuar a assegurar a qualidade do espaço público aos turistas. Uma situação que iria contribuir ainda mais para aprofundar a atual crise económica.

Faço notar que a atividade turística tem condições para ser um dos grandes setores impulsionadores da economia nacional. E que esse investimento implica necessariamente um aumento da qualidade e da promoção da nossa oferta. Ora, esse trabalho não se faz sem a colaboração efetiva dos municípios e sem uma visão abrangente da especificidade dos concelhos onde a atividade turística atinge uma dimensão de relevo para a economia nacional.
Ao longo dos anos, enquanto Presidente da Câmara Municipal de Albufeira e da Agência de Promoção de Albufeira, tenho trabalhado para promover e valorizar Albufeira e o Algarve, sempre numa lógica de reforçar a nossa competitividade em termos turísticos. Compreendendo a liberdade de ler e interpretar declarações públicas, julgo que a interpretação feita das minhas palavras não foi a mais correta e entra, obviamente, em contradição com um trabalho realizado ao longo de mais de uma década ao serviço do Turismo”.

O Presidente da Câmara Municipal de Albufeira
Desidério Jorge da Silva

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s