Impacto social da dor crónica preocupa especialistas

O 3º Simpósio sobre o Impacto Social da Dor (SIP) vai decorrer este ano, em Copenhaga, na Dinamarca, entre os dias 29 e 31 de Maio. Por ocasião da Presidência dinamarquesa da União Europeia, mais de 300 participantes de toda a Europa vão debater o impacto social da dor, partilhar as melhores práticas nacionais de projectos nesta área e promover a implementação de um “Roteiro para a Acção” que apela aos governos europeus e instituições da União Europeia a dar prioridade a sete dimensões concretas da Dor.

Segundo o Prof. Hans G. Kress, presidente da EFIC “Com esta iniciativa pretendemos aumentar a consciencialização sobre as consequências da dor crónica, e apoiar a formulação de políticas ao nível da União Europeia e dos Estados-Membros para melhorar a percepção e gestão da dor crónica nos doentes europeus”.

Em representação de todos os doentes da europa, Pia Frederiksen, presidente da Associação Dinamarquesa de Doentes com Dor Crónica refere: “Procuramos alcançar o reconhecimento da dor crónica como uma doença grave e debilitante; divulgar o conhecimento necessário para gerir a dor, e portanto, apoiar os doentes e as suas famílias a lidar com a sua situação”.

Este encontro europeu conta com a presença de Duarte Correia, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor; José Romão, Coordenador do Programa Nacional de Controlo da Dor; Beatriz Craveiro Lopes, Conselheira da EFIC e Directora da Unidade de Dor do Hospital Garcia de Orta; entre outros.

A dor crónica é uma situação de dor persistente. Se a dor não for adequadamente tratada, a qualidade de vida das pessoas poderá ser gravemente afectada, podendo conduzir à incapacidade para o trabalho. Em Portugal a dor crónica afecta mais de 30 por cento dos adultos portugueses.

O SIP 2012 tem como anfitrião a Associação Dinamarquesa de Doentes com Dor Crónica (FAKS). A responsabilidade científica do evento recai sobre a EFIC ® European Federation of IASP Chapters. A Grünenthal GmbH é responsável pelo financiamento e pelo apoio não financeiro. Os objectivos científicos do SIP 2012 contam com o apoio institucional de mais de 150 organizações europeias. Para mais informações consulte: www.sip-platform.eu

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s