Cicloturismo: 8º Raid do Sotavento ligou litoral à serra

A União de Ciclismo Tavirense, organizou, no passado domingo, o 8º. Raid do Sotavento, o 2º. por equipas, numa distância aproximada de quarenta quilómetros, de um percurso difícil, por ser a subir, dificuldade acrescida pelo mau estado do piso.

Fernando Gomes, Presidente da Direcção” disse-nos que “este ano participaram o triplo dos ciclo turistas, em relação ao ano passado, o que foi muito bom”.

Com que apoios contaram?

– Foi da Junta de Freguesia de Cachopo. As outras freguesias foram convidadas a participar no almoço e entrega de lembranças. Contámos também, com o apoio da Câmara Municipal de Tavira, Cruz Vermelha Portuguesa, Delegação de Tavira e da Policia de Segurança Pública, que é incansável no apoio a esta colectividade. O próximo evento será a homenagem aos falecidos, mas só em Setembro. Estamos agradecidos pelo apoio que a Junta de Freguesia de Cachopo e o seu Presidente, Sidónio Barão, nos deu. Para o ano vamos voltar a Cachopo”.

Sidónio Barão, Presidente da Junta de Freguesia, disse-nos ter sido um dia diferente para a aldeia. “Houve muito movimento graças ao ciclo turismo. Precisamos de mais eventos destes. Infelizmente, a terra está a ficar desguarnecida de coisas boas. Seria bom que mais pessoas viessem cá visitar-nos. Isto é tudo natural, respira-se ar puro. Hoje, decorreu tudo muito bem. O Fernando Gomes e o Orlando, já lhes agradeci pessoalmente, espero que para o ano voltem cá”.

O cicloturismo trouxe muitas pessoas que possivelmente, no próximo dia 12, poderão voltar para assistir à vossa festa?

É a Feira da Serra. A Junta de Freguesia apoia todas as iniciativas e, espero que venham cá muitas pessoas porque fazem falta, para nós continuarmos a viver. Não é só o Algarve, junto ao mar.

Uma freguesia, no interior do concelho que tem uma população envelhecida. As ruas são antigas, em xisto, mantêm o traço inicial.

Toda a gente sabe que a freguesia é enorme. A maior do concelho. A aldeia será 20% da população. As pessoas que cá vivem, vivem bem, da forma do campo. Há tantas coisas a fazer aqui. As pessoas de Tavira, não se esqueçam de nós e façam mais coisas nesse sentido. Mais Voltas ao Algarve, ciclo turismo, porque o apoio da Junta de Freguesia está sempre assumido. O interior tem muitas coisas boas. A gente está no Algarve. Não tem a ver com a serra. Cachopo é Algarve. Estarem todos uns em cima dos outros, nos apartamentos, acho que não é nada saudável. O saudável é estarmos na serra, termos as nossas batatas, as couves, a alface e os tomates, é muito melhor do que estar em cima uns dos outros, não sei porquê?

Não sou pessoa assim tão velha, mas percebo que as pessoas aqui, na serra, sentem-se bem e acredito que no futuro, mais pessoas virão para cá. Isto está muito mal, mas aqui, em Cachopo, toda a gente vive bem, com tudo o que temos cá.

Os mais jovens tiveram de ir procurar trabalho noutras zonas do País ou no estrangeiro e ficaram por lá…

– O pior de tudo foi não termos empregos e as pessoas tiveram de sair. Infelizmente, foi assim. Pessoas da minha idade são poucas as que vivem cá. Vamos vivendo. Precisamos é que nos ajudem. Que tragam as pessoas ao interior, para verem o que de bom aqui existe. Tudo o que possam fazer para ajudar a freguesia, toda a gente que aqui vive. Está difícil, mas vamos continuar à espera que o desenvolvimento chegue. Tivemos o 1º. de Maio, o tempo não ajudou, mas esteve interessante.

Embora o ciclo turismo não seja uma competição, a organização resolveu distinguir, dada a dificuldade do percurso, a equipa, três elementos, que fizesse melhor tempo que foi a de Monte Figo, com 1h42 e a segunda a da União Ciclismo Tavirense, que gastou mais 3 minutos. A única que cumpriu os objectivos, chegaram juntos, foi a da Casa do Povo da Conceição de Tavira.

Geraldo de Jesus

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s