Pedro Figueiredo mostra escultura no Auditório Municipal de Olhão

O escultor Pedro Figueiredo mostra a sua obra em Olhão entre os dias 12 de Maio e 30 de Junho. Os seus trabalhos, muito vocacionados para o imaginário e depuração da figura, estarão expostos no foyer do Auditório Municipal de Olhão. 

Na escultura de Pedro Figueiredo encontramos uma tendência para a fantasia, para o universo imaginário e para a depuração da figura em que a reprodução do real não é a direção plástica da sua obra. O rigor anatómico cede lugar à desproporção justa, e ao reequilíbrio de formas desproporcionadas, fazendo inevitavelmente lembrar a desmaterialização de Giacometti.

Como referiu o Prof Dr António PedroPita, no texto de apresentação da exposição “Limites da des-figuração” “…estamos perante personagens de uma história enigmática, subterrânea, fantástica, onde não há olhares nem proporções porque é a um outro plano que a figuração desfigurativa de Pedro Figueiredo nos faz aceder.”

Pedro Figueiredo nasceu na Guarda, em 1974, licenciou-se em Escultura pela Escola Universitária de Coimbra, tem uma Pós-Graduaçãoem Comunicação Estéticae um Mestradoem Artes Plásticas. Expõeindividualmente e participa em simpósios desde 2001. Em 2003 ganhou o Prémio Revelação da XII Bienal de Vila Nova de Cerveira e em 2011 foi artista convidado.

Em 2008 mostrou “Um Outro Lugar”, na Galeria São Mamede, Lisboa e “Um Mundo Outro”, no Museu Municipal Santos Rocha, Figueira da Foz. No ano anterior expôs em Aveiro, “Aveiro Meu Amor” e “Instalação – “Antes do Céu”, no Teatro Municipal da Guarda (TMG).

Entre as coletivas refira-se, em 2010, as participações na Feira de Arte Contemporânea (F.A.C.) e na Coletiva de verão, ambas na Galeria São Mamede, Lisboa, e ainda coletiva “Pigments and Rocks”, na Galeria de Arte Mutualidade, Coimbra – Galeria Nuno Sacramento. Em 2009, entre outras feiras e exposições mostrou o seu trabalho na feira Art Madrid, Galeria São Mamede, Madrid (Espanha) ou na coletiva de escultura integrada na XV Bienal de Arte internacional de Cerveira, da Casa da Cultura de Melgaço.

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s