Os Maios são reis em Olhão no próximo dia 1

As flores típicas da estação do ano que vivemos enfeitam os Maios ou Maias, tradição que se vive e mostra todos os anos no concelho de Olhão. No próximo dia 1 não será exceção. Ao longo da EN125, entre Bias do Sul e Alfandanga, mas também noutros locais do interior, no primeiro dia de maio, fazem-se ‘romarias’ para ver os Maios.

Foi o Futebol Clube de Bias que há 28 anos recuperou a tradição dos Maios. A iniciativa repete-se ano após ano, sempre com o objetivo de mostrar os bonecos, que são construídos em segredo durante meses. Com tema livre, podem ser construídos de forma individual ouem grupo. Ojúri, que inclui um elemento do Município, atribui prémios simbólicos aos mais originais.

Todos os anos, no dia 1 de Maio, ao longo da EN 125 fazem-se autênticas romarias para apreciar ao vivo os bonecos feitos pela população residente nestes locais, onde os temas são os mais variados, sempre ligados à localidade e aos produtos da terra e onde não faltam as flores. Esta tradição faz com que milhares de pessoas passem por Olhão para verem as autênticas obras de arte que se mostram somente neste dia.

A origem da tradição dos Maios ou Maias perde-se no tempo e pode ter várias explicações. Segundo alguns, a Maia era uma boneca de palha de centeio, em torno do qual havia danças toda a noite do primeiro dia de maio.

Por vezes, podia ser também uma menina de vestido branco coroada com flores, sentada num trono florido e venerada, todo o dia, com danças e cantares. Esta festa, de reminiscências pagãs, foi proibida várias vezes, como aconteceu em Lisboa no ano de 1402, por Carta Régia de 14 de agosto, onde se determinava aos Juízes e à Câmara “que impusessem as maiores penalidades a quem cantasse Maias ou Janeiras e outras coisas contra a lei de Deus…”.

Ainda segundo outros, o nome do mês de Maio terá tido origem em Maia, mãe de Mercúrio, e a ele está ligado o costume de enfeitar as janelas com flores amarelas. A celebração do primeiro dia do mês de Maio pode, como se percebe, ter aspectos muito diferentes. Em Olhão, a tradição continua a ser a construção e o enfeitar dos bonecos típicos para mostrar a quem passa na estrada. Um passeio a fazer no dia 1 de Maio!

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s