EM LOULÉ: QUORUM BALLET APRESENTA “CORRER O FADO”

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Dança, o Quorum Ballet vai estar no Cine-Teatro Louletano, nos dias 28 (21h30) e 29 (17h30) de abril, para apresentar o espetáculo “Correr o Fado”.

Fado, a mais representativa forma de expressão da cultura tradicional portuguesa. Numa multiplicidade de movimentos, sons, sensações e sentimentos, os bailarinos transmitem-nos com a sua arte, extrema beleza, inexcedível sensibilidade e aparente facilidade, tudo o que os nossos sentidos percebem e o nosso coração apreende. Desmistifica-se a conotação saudosista e melancólica que o Fado carrega consigo.

O Quorum Ballet é uma companhia de dança contemporânea de repertório que apresenta um elevado nível de exigência e qualidade nos seus espetáculos.

Foi fundada em 2005 pelo seu Diretor Artístico, coreógrafo e bailarino Daniel Cardoso que, sem qualquer subsídio nos primeiros 3 anos, conseguiu atingir o objetivo de criar uma reconhecida Companhia de repertório de Dança contemporânea em Portugal.
Com uma estrutura bem definida e permanente, o Quorum Ballet é presentemente integrada por 8 bailarinos, produção, equipa técnica e administrativa.

A estrutura é, presentemente subsidiada pelo Ministério da Cultura e a Direção Geral das Artes.
Em outubro de 2007, em parceria com a associação sem fins lucrativos AQK Associação Quorum Cultural e a Câmara Municipal de Amadora, abre a Quorum Academy nos Recreios da Amadora, com aulas abertas a crianças, jovens e adultos.

O rigor e profissionalismo motivaram novos convites por parte dos teatros e das instituições. A Companhia já apresentou diversas peças da autoria de Daniel Cardoso e colaborou com conceituados coreógrafos convidados. Até à data já foram produzidas mais de 18 produções que incluem também trabalhos coreográficos para crianças e jovens.

O Quorum Ballet tem apresentado os seus trabalhos em inúmeras cidades a nível nacional.

A nível internacional, a Companhia apresentou o seu trabalho na Dinamarca, Estados Unidos, Polónia (digressão a três cidades), Singapura, China e Chipre.

A reação da imprensa a nível internacional tem sido muito positiva, tendo considerado o Quorum Ballet uma companhia de dança de “seis estrelas”. O reconhecimento da Companhia internacionalmente tem vindo a consolidar-se também através das críticas publicadas em diversos jornais e revistas, destacando-se a Dance Europe Magazine.

O Quorum Ballet desenvolveu também uma parceria com a Vaganova Academy (Escola do Kirov Ballet) de Sam Petersburgo com a apresentação do programa intitulado “Do Bailado Clássico ao Contemporâneo”, programa que esteve em digressão nacional durante o ano de 2009.

Em 2009 o Quorum Ballet recebeu o prémio de melhor companhia de Dança Contemporânea na primeira edição dos Portugal Dance Awards e, em agosto de 2011, foi considerada (ex aequo) a melhor companhia em palco na 14ª Edição do Festival de Castilla y Léon (Espanha), com o espetáculo “Correr o Fado.

O preço dos bilhetes para o espetáculo em Loulé  é de 10 euros.

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s