No dia 29 de abril, realiza-se a 14ª edição da Maratona BTT ALTE 2012, um dos mais conceituados eventos de BTT do país e que integra o Programa da Semana Cultural de Alte.
Os percursos para 2012 já estão definidos. A principal novidade desta edição ao nível do percurso vai para o facto de a Maratona regressar ao formato 80 Km, estando garantida a beleza paisagística, assim como o acumulado de subidas e descidas.
Outra das novidades para os amantes dos single tracks é que o ex-líbris de Alte – o espetacular single track junto à Ribeira de Algibre – vai manter-se para a Maratona e Meia Maratona.
A nível competitivo, a Federação Portuguesa de Ciclismo vai criar a Taça de Portugal para atletas com deficiência, que disputarão em Alte a Meia Maratona.
Por outro lado, a Maratona de Alte vai criar o Grande Prémio de Montanha. Serão premiados os vencedores (masculino e feminino) das seguintes categorias: Taça de Portugal XCM, Maratona Ciclodesportistas e Maratona Lazer. O Grande Prémio de Montanha terá 4 contagens.
Mais uma vez em Alte estarão presentes os melhores atletas nacionais para disputar a 2ª etapa da Taça de Portugal de Maratonas XCM Sport Zone.
Como alternativa à bicicleta a organização disponibilizará aos acompanhantes um passeio pedestre guiado pela aldeia de Alte e zona circundante, com uma duração aproximada de 2 horas.
Este ano, e pela primeira vez, os acompanhantes poderão usufruir de um Passeio em Bicicletas Urbanas, numa distância de 12 k feitos em duas partes, que se inicia pelas ruas de Alte, onde os participantes visitarão os principais pontos turísticos. O passeio segue depois pela planície da Várzea da Nave, onde se efetuará uma paragem para descanso e onde se poderá assistir a uma passagem dos atletas da Maratona BTT. Depois o passeio regressará à aldeia de Alte, passando pela Fonte Pequena e seguindo depois para o magnífico espaço de lazer da Fonte Grande, onde se poderá acompanhar a chegada dos atletas.
De forma complementar o evento desportivo, será organizado um mercadinho junto da zona de chegada com produtos regionais algarvios.
A Escola Profissional de Alte, entidade organizadora do evento, é uma instituição que por missão prossegue fins de interesse público. Na edição deste ano promoverá mais uma ação de solidariedade e de sensibilização para a prática do exercício físico com regularidade.