AUTARQUIA ENTREGOU NOVO VEÍCULO AOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS

O município procedeu à entrega de um veículo de comando tático aos Bombeiros Voluntários de Albufeira, numa cerimónia que decorreu esta quarta-feira e contou com a presença do secretário de Estado da Administração Interna. Filipe Lobo d’Ávila visitou as instalações e conheceu de perto a realidade da corporação.
O presidente da Autarquia, Desidério Silva, entregou a chave da nova viatura dos Bombeiros Voluntários de Albufeira ao comandante da Associação Humanitária, Luís Zeferino.
A cerimónia foi acompanhada de perto por Filipe Lobo D´Ávila, secretário de Estado da Administração Interna, que se deslocou ao concelho para uma reunião de trabalho com o autarca local.

O veículo de comando tático- com caraterísticas Todo-o-Terreno e dotado de um sistema de comunicação inovador -veio juntar-se às 28 viaturas operacionais já existentes, contribuindo para a diminuição das carências de meios técnicos na área da proteção e socorro.
Esta é a primeira fase de transferência de equipamento adquirido pelos municípios para os corpos de bombeiros, ao abrigo da candidatura promovida pela Amal (Comunidade Intermunicipal do Algarve) ao PO Algarve 21 (Programa Operacional Regional do Algarve), que conta com um investimento de 4 milhões de euros, co-financiados em 60 por cento pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

O projeto faz parte de uma estratégia de âmbito regional que visa dotar os 17 corpos de bombeiros de novos meios técnicos na área da proteção e socorro. Os veículos agora cedidos integram, assim, uma das três componentes de equipamento a ser adquirido pelas autarquias até ao final do primeiro semestre de 2013.
Além da viatura de comando operacional tático (VCOT), o município vai ainda adquirir equipamento de proteção individual para incêndios florestais e urbanos.
Após a visita às instalações da corporação local, Filipe Lobo D´Ávila salientou o importante papel que a Autarquia desempenha no apoio à Associação e que se reflete na sua eficaz operacionalidade. “Temos consciência das dificuldades vividas pelos Bombeiros Voluntários e estamos a trabalhar para encontrar soluções ajustadas a cada município”, referiu o governante, que defende a criação de um novo modelo de financiamento para as corporações, “que tenha em consideração os riscos, a coesão territorial e a prestação de serviços em cada concelho”.

Na sua intevenção, Desidério Silva mostrou-se satisfeito com a deslocação do secretário de Estado ao município: “É essencial que o Governo demonstre interesse em conhecer a especificidade de cada concelho e as necessidades de cada corporação, para que se aperceba do imenso esforço empreendido por todos os que integram e apoiam os Bombeiros”.
O município atribui anualmente uma comparticipação financeira aos Bombeiros Voluntários, no âmbito do protocolo de colaboração existente.

Esse apoio financeiro tem como intuito fazer face às dificuldades vividas pela instituição sem fins lucrativos, assegurando a operacionalidade e a rapidez de resposta dos seus meios de segurança de pessoas e bens.
“A Câmara Municipal de Albufeira tem sido incansável no apoio prestado à Associação, o que nos tem permitido honrar alguns compromissos ”, destacou o comandante Luís Zeferino. Refira-se que no passado ano de 2011, a verba atribuída atingiu um total de 460 mil euros, o que evidencia o reconhecimento por parte da Autarquia da importância social dos serviços prestados pelos Bombeiros junto de todos os munícipes.

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s