38º ANIVERSÁRIO DA REVOLUÇÃO DOS CRAVOS COMEMORADO EM LOULÉ

A Câmara Municipal de Loulé vai assinalar o 38º aniversário do 25 de Abril com um conjunto de iniciativas oficiais, de âmbito cultural, ambiental e desportivo.

As atividades arrancam no dia 24, pelas 21h30, com a projeção do filme “Capitães de Abril”, no Cine-Teatro Louletano.

Aquela que foi a primeira longa-metragem de Maria de Medeiros como realizadora (2000) recebeu vários prémios nacionais e internacionais. A história é baseada no golpe de estado militar que ocorreu em Portugal, a 25 de abril de 1974. Ela presta, deste modo, homenagem a esses jovens soldados que salvaram a sua pátria desse demasiado tempo obscuro, destacando-se Salgueiro Maia. As 24 horas de revolução são vividas por três personagens principais: dois capitães e uma mulher que é professora de literatura e jornalista. Para além de Maria de Medeiros, Stefano Accorsi, Joaquim de Almeida e Fréderic Pierrot são os protagonistas desta película.

No dia em que se assinala mais um aniversário da Revolução dos Cravos, a cidade de Loulé vai acordar com uma alvorada com foguetes e morteiros, pelas 9h00. Segue-se, às 9h30, a Cerimónia de Hastear da Bandeira Nacional, na Praça da República, ao som do Hino Nacional, interpretado pela Banda Filarmónica Artistas de Minerva. Depois, esta filarmónica vai interpretar a “Grândola Vila Morena”, um dos símbolos de Abril. Antes e depois da cerimónia do hastear da bandeira, haverá distribuição de cravos pela população.

Pelas 10h30, as atenções centram-se na entrega dos talhões de terreno nas Hortas Sociais de Loulé, um equipamento que pretende proporcionar aos cidadãos, em especial aos mais carenciados, a possibilidade de cultivarem e assim poderem usufruir de produtos agrícolas frescos, produzidos por si e pelo seu agregado familiar.

Neste data comemorativa, a Autarquia de Loulé propõe um dia no Parque Municipal, com diversas atividades para toda a família, a partir das 9h00. Minigolfe, Ténis de Mesa, Passeio BTT (25km), Marcha-Passeio (5km), Râguebi, Karaté, Ginástica Acrobática ou Aquafitness são as modalidades desportivas em destaque.

No CECAL – Centro de Experimentação e Criação Artística de Loulé, as crianças vão poder participar numa pintura coletiva, modelagem de balões e pinturas faciais.

Pelas 16h30, na sala polivalente da Casa da Cultura de Loulé, o Teatro Análise de Loulé apresenta o espetáculo “E foi assim que Abril chegou”. Nesta peça o espectador será confrontado com algumas das vivências do povo português anteriores à Revolução, culminando no final com o relato dos acontecimentos de dia 25 de Abril de 1974. O Teatro Análise de Loulé presta, com este espetáculo, humilde e sincera homenagem a todos os homens e mulheres que ajudaram a transformar os dias cinzentos de Portugal em dias luminosos de esperança.

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s