CM Alcoutim inaugurou obras de valorização no Castelo da vila

No passado sábado, dia 31 de março, a Câmara Municipal de Alcoutim inaugurou as obras de valorização no Castelo da vila. A cerimónia apresentou ao público as novas atratividades da fortaleza e foi ainda marcada pelo lançamento do catálogo “10 Anos de Trabalhos Arqueológicos do Neolítico ao Romano”, da autoria de Alexandra Gradim e João Luís Cardoso, e pela apresentação da exposição de aguarelas “O Castelo”, do pintor Carlos Luz.

A cerimónia foi conduzida pela arqueológa da Câmara Municipal de Alcoutim, Alexandra Gradim, e contou com a presença de várias entidades oficiais regionais. Na mesa inaugural estiveram o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, David Santos, a Diretora Regional de Cultura do Algarve, Dália Paulo, o Presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Francisco Amaral, o Diretor Regional de Educação do Algarve, Alberto Almeida, e o Professor Catedrático da Universidade Aberta, João Luís Cardoso.

Os discursos foram unanimes em relação à qualidade dos trabalhos de valorização apresentados, que passaram pela colocação de uma proteção nas muralhas, construção de um passadiço no Núcleo de Arqueologia, renovação e ampliação da exposição “Património Arqueológico de Alcoutim” e substituição da cobertura e da cozinha do castelo. A Diretora Regional de Cultura, Dália Paulo, elogiou a sensibilidade da autarquia de Alcoutim na aposta e desenvolvimento cultural do concelho.

Francisco Amaral, presidente da autarquia alcouteneja, agradeceu a todos os envolvidos no trabalho de recuperação do castelo, reerguido já sob a alçada deste executivo, em 1994. “É um sentimento de dever cumprido”, referiu o autarca, lembrando o que o castelo era na sua infância, completamente abandonado, e o que é agora.

Depois da apresentação dos trabalhos e da exposição de aguarelas “O Castelo”, do pintor Carlos Luz, o público foi guiado pela arqueológa municipal numa visita às valorizações efetuadas. De referir que o conjunto das obras de valorização foi apoiado pelo Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Portugal-Espanha em 75% do seu valor e está integrado no projeto Guaditer.

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s