Faro Recebe 1º OPEN BOXE EDUCATIVO

Nos dias 23 a 25 de março Faro acolhe uma iniciativa inédita, promovida pela Associação de Boxe do Algarve (ABA), em colaboração com a Câmara Municipal de Faro, dedicada ao Boxe Educativo, cujo objectivo, segundo a organização, “é desmistificar a imagem do Boxe e promover junto da comunidade escolar do concelho um novo modelo desportivo e competitivo adaptado, praticável por todos”.

O evento engloba três ações: o Boxe Educativo Escolar, durante o dia 23 (sexta-feira), “contará com a participação de mais de um milhar de alunos. Os participantes poderão divertir-se nas sessões de Aeroboxe (actividade musical), jogos de coordenação, participar através de diferentes papéis (atleta, juiz, treinador) em simulações de competição e finalmente, integrar em mini-torneios inter-turmas e inter-escolas”, acrescenta a ABA.

Escolas participantes: Escola Afonso III, Escola Joaquim Magalhães, Escola Dr. José Neves Júnior, Escola Básica de Alto Rodes e Escola Básica do Carmo.

A 2ª ação é o 1º Open Schoolboys de Boxe Olimpico, que contará, no dia 24 de março (sábado), com a participação de clubes nacionais e estrangeiros. “Os participantes serão atletas nascidos entre 1998 e 1999 e trata-se de competição oficial, de acordo com as regras do Boxe Olímpico. Esta acção será uma estreia no panorama nacional, pois actualmente não existe competição nestes escalões”, sublinha a organização.

Finalmente, “nos Campeonatos Regionais de Boxe Olímpico”, que terão lugar nos períodos da noite do dia 23 e tarde do dia 24,  explica ainda a ABA, “participarão os Clubes de Boxe da região, com os seus atletas em todos os escalões e categorias”.

Quem assistir ao evento poderá observar, no decorrer dos três dias, o progresso pedagógico de uma criança no seio de uma modalidade olímpica; a aquisição de habilidades motoras e de valores desportivos (boxe educativo), a integração no universo competitivo (pré-combate – competição adaptada) e finalmente, aos diferentes estádios da progressão de uma carreira desportiva (competição oficial nos diferentes escalões).

E porque os dias 23 a 25 de Março serão dedicados ao Boxe em todas as suas vertentes, lúdica, recreativa, educativa e competitiva, “para além das ações desportivas, a ABA, em parceria com a Direcção Regional de Educação, pretende ainda realizar um fórum de discussão, intitulado de “Boxe Educativo vs Bullying”, no qual se debaterá a problemática do Bulliyng nas escolas e a forma como o Boxe Educativo pode ser um instrumento de controlo de desvios comportamentais. O fórum  terá lugar no dia 23 de Março, pelas 18:30, no auditório da Escola Dr. José Neves Júnior, em Faro”, conclui a nota de imprensa.

fonte: ABA

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s