Delegação do Algarve da ACAPO – Comemora 10 anos de existência

No próximo dia 10 de Março, a delegação do Algarve da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) comemora 10 anos de existência, com um jantar de solidariedade a realizar no Restaurante O Franguinho na Estrada Nacional 125, em Olhão, pelas 20h e 30 minutos.

O evento visa não só assinalar esta data importante para os deficientes visuais algarvios mas também angariar fundos para a delegação.

presidente da ACAPO-Algarve incrementa atividade social 

A Delegação do Algarve da ACAPO nasceu em Tavira, em Março  de 2002 e durante os primeiros dois anos de vida, sofreu grandes alterações porque era necessário dar-se uma resposta mais congruente e activa aos cidadãos com deficiência visual e respectivas famílias da região do Algarve. Até então, os Algarvios que necessitassem de apoio nesta área, tinham de se deslocar a Lisboa, o que não era possível para todas as pessoas. Para além disto, o desconhecimento sobre a tiflologia (ciência que estuda todos os aspectos relacionados com a cegueira e baixa visão) era abismal.

A ACAPO Algarve, tem a sua sede em Faro desde Novembro de 2004, ano em que assinou um Protocolo de Cooperação com o Centro Distrital da Segurança Social. Assim, foi possível dar uma série de respostas que vão de encontro ao escopo estatutário da Instituição e que tem como finalidade prestar apoio técnico especializado aos cidadãos com deficiência visual do Algarve, estimada em cerca de 820 indivíduos, segundo dados dos Censos 2001, promover a sua participação e exercício da cidadania, informar e sensibilizar a comunidade algarvia para esta problemática e trabalhar de forma complementar e parceira ao nível da cooperação intersectorial.

Actualmente, as solicitações de apoio técnico dirigidos à Delegação abrangem uma grande área geográfica, em virtude do Algarve possuir uma área aproximada de 5000 quilómetros quadrados, com uma população residente de cerca de 400.000 habitantes. Administrativamente, corresponde a um Distrito que se encontra organizado em 16 concelhos, muito distantes entre si. Somando ao facto da nossa região não possuir uma rede de transportes públicos bastante precária e de abranger zonas interiores onde reside uma população particularmente envelhecida, os Associados e Utentes da ACAPO têm grandes dificuldades em se deslocar até à sede da Delegação em Faro.

Assim, grande parte do trabalho dos Técnicos passa pelo serviço em regime ambulatório – abrangendo áreas de intervenção como o Apoio Social, Psicológico, Reabilitação, Orientação e Mobilidade, Terapia Ocupacional, Ajudas Técnicas, Actividades Culturais, Lúdicas e Desportivas e Comercialização de Material tiflotécnico.

Actualmente, a ACAPO Algarve, depara-se com um número crescente de solicitações inerentes aos diversos apoios e actividades desenvolvidas pela delegação, pelo que se torna necessário o maior número de apoios das diversas entidades e respectiva comunidade.

Neste contexto procura-se com este jantar sensibilizar a comunidade para a causa da integração dos deficientes visuais algarvios numa noite de solidariedade e música com a participação de artistas convidados que logo na primeira hora se disponibilizaram a colaborar com esta causa e que são:

Fadistas, Aurora Gonçalves e Márcio Gonçalves, a Pianista e Cantora, Cristina Afonso e Ricardo Martins, acompanhado pelos músicos, Nuno Martins e José Augusto Candeias. Os ingressos para o evento estão disponíveis junto da delegação do Algarve da ACAPO em Faro, na Rua António Bernardo da Cruz, n.º 15 lj. 8000-316 Faro. Telefone: 289 806 693    Fax: 289 806 695 E-mail: algarve@acapo.pt

Geraldo de Jesus

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s