CROSS DAS AMENDOEIRAS EM FLOR REGRESSA À PISTA DAS AÇOTEIAS

A prova mundialmente conhecida pelo símbolo das “sapatilhas douradas” está de volta a Albufeira para celebrar a 35º edição. O Crosse Internacional das Amendoeiras em Flor vai trazer à freguesia de Olhos de Água, alguns dos nomes mais sonantes do atletismo.
  No dia 26 de fevereiro, domingo, o Cross Internacional das Amendoeiras em Flor celebra 35 anos de existência. Para trás, ficaram no quadro de honra recordistas e campeões olímpicos que fizeram a história da mais antiga prova da região.

Ao longo de 35 edições, o Cross atingiu um estatuto único na história do atletismo em Portugal. Por aqui passaram todos os corredores da “geração de ouro” do atletismo português e correram os grandes valores mundiais do corta mato.
A prova nasceu das excelentes condições meteorológicas e da qualidade dos espaços existentes no Algarve para a prática desportiva. A sua denominação derivou de um dos cartazes mais conhecidos do Algarve – a floração das amendoeiras, também conhecida por “neve vegetal”. De janeiro a fins de fevereiro, diversas zonas do Algarve ficam cobertas em tons de branco e rosa, uma das grandes riquezas agrícolas do Sul de Portugal. Ano após ano, este tem sido o cenário de um evento que continua a atrair milhares de espetadores.


A primeira edição do Cross Internacional das Amendoeiras teve lugar em Vilamoura, a 27 de fevereiro de 1977. A prova contou com a participação de atletas de Portugal, França, Grã-Bretanha, Suécia e País de Gales. As vitórias pertenceram a dois atletas portugueses de renome mundial: Carlos Lopes e Rosa Mota. Durante quatro anos consecutivos, a competição disputou-se naquela estância turística.
Foi a partir de 1981, que o Cross passou a decorrer na excelente pista da das Açoteias, local onde também se disputa este ano. Pelo meio, regista-se um período de três anos em que a prova voltou a realizar-se em Vilamoura.
 São mais de trinta edições cheias de emoção, disputadas num cenário de enorme beleza e sempre com o inestimável contributo de público e atletas.
Atualmente, o Cross representa bem mais que uma simples prova de corta mato. Inclui, também, o Desporto Escolar, Desporto para Deficientes e Desporto de Formação, que reúnem cerca de 2000 participantes.
Este ano, o programa teve início no passado dia 15 de fevereiro com o Regional Escolar de Corta Mato e com o 22.º Campeonato Nacional de Corta Mato para Deficientes. 

Confira alguns dos atletas que vão marcar presença no dia 26 de fevereiro:
Femininos
As portuguesas Dulce Félix (3.ªI Campeonato Europeu de Corta Mato 2011; 1.ªI Campeonato Europeu Corta Mato 2010 por equipas; 1.ªI Cross Amendoeiras 2010) e Ana Dias (atleta mais internacional pela Seleção Portuguesa; 1.ªI Campeonato Europeu Corta Mato 2010 por equipas); Aniko Kalovics, da Hungria (1.ªI Cross Amendoeiras 2011; melhor atleta europeia nos últimos Crosses do Circuito da IAFF; 1.ªI San Sebastian 2010; 2.ªI Cross Amendoeiras 2009); Eunice Jepkorir, do Quénia (2.ªI 10.000m Jogos Olímpicos Pequim 2008); Fionnuala Britton, da Irlanda (4.ªI Campeonato Europeu Corta Mato 2010; 2.ªI Bruxelas 2010 IAFF); Gulnara Samitova-Galkina, da Rússia (1.ªI 3000m com obstáculos Jogos Olímpicos de Pequim 2008; 3.ªI Campeonato Mundial Indoor Budapeste 2004); Jelena Prokopchuka, da Letónia (1.ªI Cross Amendoeiras 2009; 3.ªI Mundiais de Meia Maratona 2002).
Masculinos
Os portugueses Youssef El Kalai (3.ºI Campeonato Europeu de Corta Mato 2011), José Rocha (3.ºI Campeonato Europeu Corta Mato 2011), Manuel Damião (1.ºI Campeonato Nacional de Estrada de Atletismo 2012), e Marco Morgado (vice-campeão nacional de Corta Mato); Kiprono Menjo, do Quénia( 1.º Cross Amendoeiras 2008, 2009 e 2011).

fonte CMA

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s