VELAS ENCHEM HORIZONTE DE VILAMOURA

ARRANCOU HOJE A MAIOR PROVA DE VELA LIGEIRA QUE SE REALIZA EM PORTUGAL

 O entusiasmo dominou o primeiro dia de provas do 38º Torneio Internacional de Vela do Carnavalquedecorre em Vilamoura até ao próximo dia 20 de Fevereiro. Distribuídas por 4 campos de regatas, 400 embarcações e 500 velejadores encheram o horizonte de velas, naquela que é a maior prova de vela ligeira que se realiza em Portugal.

A classe laser standard promete ser uma das protagonistas da edição 2012 do Torneio Internacional de Vela do Carnaval . Gustavo Lima, Tiago Morais e Rui Silveira jogam em Vilamoura o tudo por tudo para conseguirem o apuramento para o campeonato mundial da classe. A luta entre os velejadores promete ser renhida já que em causa está também a qualificação de Portugal para Londres 2012 que terá de ser conseguida no mundial que se realizará na Alemanha no mês de Maio.

Para Gustavo Lima o primeiro dia de provas não podia ter corrido melhor. O velejador de Cascais venceu as 2 primeiras regatas e classificou-se em terceiro lugar na última prova do dia. O regresso do atleta olímpico à classe Laser, após 3 anos em Star, acontece devido à lesão que o seu proa, Rubrio Basílio, sofreu no campeonato do mundo em Perth e que obrigou o velejador a ser operado à coluna.

Com as provas de seleção para os jogos olímpicos à porta, Gustavo Lima quer ter todas as opções em aberto. «Nada está ainda decidido, isto é apenas um plano B. Estamos muito apertados de timings para a nossa preparação, dia 1 de Abril começam as seleções para os Jogos Olímpicos e eu tenho de deixar em aberto esta possibilidade do Laser porque é um barco em que andei muitos anos e aproxima-se mais daquilo que é o meu perfil enquanto velejador», afirmou o atleta.

No entanto, apesar de Gustavo Lima liderar a classificação, Rui Silveira terminou a jornada inaugural com o mesmo número de pontos, ao vencer a terceira regata e alcançando dois 2º lugares nas provas anteriores.

Em 420 a frota de 44 embarcações disputa o Campeonato Ibérico da classe, prova que irá selecionar os velejadores com direito a estarem presentes nos campeonatos da europa e do mundo, que decorrerão este ano. João Villas-Boas e Tomás Camelo, vice-campeões do mundo da juventude em 2010, lideram a classificação geral, depois de um 7º e dois 2º lugares. Logo atrás dos velejadores da Associação Naval de Lisboa e com o mesmo número de pontos, está a dupla Gonçalo Pires e Nuno Bajanca do Clube de Vela de Lagos. No final das 3 regatas, em que conquistaram dois 4º lugares e um 3º, os atletas algarvios não estavam satisfeitos com a sua prestação neste primeiro dia devido a um problema com o equipamento do barco mas reafirmaram o empenho total em conseguir um lugar no europeu e no mundial. «O grande desafio são, sem dúvida, o campeonato europeu e o campeonato do mundo. O objetivo agora é treinar ao máximo para conseguirmos os melhores resultados», afirmou Gonçalo Pires.

Em Laser Radial, Sara Carmo, a velejadora que apurou Portugal para Londres 2012 nesta classe terminou o primeiro dia do Torneio no 3º lugar da classificação geral. Pedro Roque, do Clube Naval de Portimão, é o líder, após a realização das 3 regatas inaugurais.

Numa frota com perto de cinco centenas de velejadores de 7 países, há outras estrelas que fazem subir ainda mais o nível desta prova internacional. Rodolfo Pires, com apenas 13 anos, é um dos jovens em destaque.

O velejador do Clube de Vela de Lagos conseguiu conquistar um brilhante 12º lugar no campeonato mundial de Optimist que decorreu na Nova Zelândia, no mês passado. Há 12 anos que Portugal não conseguia um resultado semelhante num mundial desta classe e é por isso natural que o velejador algarvio se apresente mais confiante nas águas de Vilamoura. «Ganhei muita experiência e sinto-me diferente enquanto velejador», afirmou o jovem ao chegar a terra.

Rodolfo Pires terminou o primeiro dia de provas no 3º lugar da classificação geral, depois de ter cortada a linha de chegada em 2º lugar nas 2 regatas disputadas. O lider da classe Optimist, em juvenis, é Martim Sancho do Ginásio Clube Naval de Faro, seguido por Tiago Serra do Clube Naval de Lagos.

O 38º Torneio Internacional de Vela do Carnaval tem o patrocínio da Lusort, Marina de Vilamoura, D. Pedro Hotels, Inframoura, Câmara Municipal de Loulé, Associação de Turismo do Algarve e conta ainda com o apoio da Federação Portuguesa de Vela.

fonte: mardehistórias

fotos: Neuza Pereira

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s