Programa Polis apresentado à População de Vila do Bispo

Decorreu, ontem, dia 15 de fevereiro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vila do Bispo, uma sessão de esclarecimento onde foi apresentado o programa Polis Litoral Sudoeste, nomeadamente o seu enquadramento, visão e objetivos, o seu financiamento, bem como, os principais projetos e ações previstos para Vila do Bispo. 

A área de intervenção que abrange os concelhos de Vila do Bispo, Aljezur, Odemira e Sines, numa extensão de 9.500 ha, uma frente costeira de 150km, tem como objetivo valorizar o património, qualificar o território e diversificar a sua vivência. O montante a despender neste Polis é de 46,7 milhões de euros. Deste valor, 22,5 milhões de euros serão financiados por fundos comunitários (POVT, POR Algarve, POR Alentejo e PROMAR), 10 milhões de euros pelo Estado, 9,6 milhões de euros pelos Municípios (2.038.400 Vila do Bispo), 2 milhões de euros pelo MOPTC/IPTM, ME/TP e 2,6 milhões de euros por outros (privados, IHRU).

São três os eixos estratégicos: EIXO 1 – Valorização do património natural e paisagístico; EIXO 2 – Qualificação territorial de suporte às atividades económicas e tradicionais; EIXO 3 – Diversificação da vivência do território potenciando os recursos endógenos.

Estão previstas várias ações, nomeadamente o ordenamento de acessos e de estacionamentos, ações em portos de pesca, colocação de sinalética, ações de limpeza e de valorização paisagística, a criação de zonas de descanso e de contemplação paisagística, o balizamento e estabilização de arribas e zonas de risco, a desativação de caminhos desnecessários, a colocação de passadiços, a renaturalização de zonas degradadas.

Esta sessão contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Adelino Soares, da Presidente do Conselho de Administração da Sociedade Polis Litoral Sudoeste, Paula Sarmento, da Diretora Regional da ARH Algarve, Valentina Calixto, dos Presidentes das Câmaras Municipais de Aljezur e Odemira José Amarelinho e José Alberto Guerreiro, e ainda de uma equipa técnica da Parque Expo 98 SA.

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s